Centros de Referência
Em alguns países europeus, os Centros de Excelência para Pacientes com Cavernomas são reconhecidos como unidades, que fornecem cuidados interdisciplinares de elevada qualidade a estes pacientes.
Em Portugal, ainda não existem centros de referência exclusivamente dedicados ao tratamento/acompanhamento de pacientes com cavernomas. Na verdade, no nosso país, os cavernomas são vigiados e tratados por neurologistas e neurocirurgiões, que fazem o diagnóstico de cavernomas localizados no tronco cerebral, bem como lesões associadas a epilepsia refratária. Nestes casos, pode haver orientação ainda mais específica, dependendo da abordagem de cada Serviço/Unidade de Neurocirurgia, existente nos hospitais quer públicos quer privados. A orientação atrás referida pode depender da experiência de neurocirurgiões.
Esperemos que num futuro próximo, as autoridades de saúde reconheçam a importância de se criarem centros de excelência para tratamento de pacientes com graves problemas devido à existência de cavernomas cerebrais, à semelhança do que se faz para tratamento de outras doenças muito complexas, em Portugal.
O Núcleo Cavernoma Portugal faz votos de que a criação daqueles centros de excelência não demore décadas a aparecer, para que os pacientes com cavernomas possam contar com a eficiência clínica dessas unidades de tratamento.